SUB 19 NUM HONROSO 4º LUGAR NA FASE DE APURAMENTO DE CAMPEÃO NACIONAL

Foi uma época histórica para o Clube de Albergaria/Urbiplantec, em que o escalão de sub 19 conseguiu pela primeira vez a qualificação para a fase de apuramento de campeão, desde a criação da Liga Feminina Sub 19 Fut11 em 2019.

A época começou com um novo treinador, Augusto Semedo, técnino experiente de 59 anos que já conquistou vários títulos na AFA e que decidiu abraçar pela primeira vez um projeto na vertente feminina, com ambição de fazer história com o Clube de Albergaria.

A primeira fase do campeonato decorreu dentro do esperado, conseguindo atingir os objetivos propostos. A equipa teve um ínicio de campeonato com uma vitória em casa frente ao Feirense por 4-0 e uma semana depois viria a vencer o Torreense no seu reduto por 0-2. A primeira derrota da época aconteceu na 3ª jornada, na visita ao Sporting em Alcochete, com o resultado de 1-0. A equipa de Albergaria tudo fez para dar a volta ao marcador, mas não foi suficiente para evitar a derrota. A resposta ao primeiro desaire foi dada na jornada seguinte, com uma vitória frente ao Estoril Praia com um resultado dilatado de 5-0. Uma semana depois a equipa voltaria a registar um resultado negativo ao ser derrotada pelo Marítimo na Madeira por 3-2, num jogo que estiveram a vencer por 0-2. O resultado negativo trazido da Madeira teve uma rápida e afirmativa resposta na jornada seguinte, em que as albergarienses venceram o poderoso e favorito SC Braga por 1-0 com uma grande exibição da equipa de Albergaria, que chegou à vitória aos 93 minutos com um golo de Matilde Almeida. Na visita ao SL Benfica, no último encontro da 1ª volta da primeira fase, a equipa de Albergaria saiu derrotada por 3-0 num jogo em que desperdiçou uma grande penalidade quando o resultado ainda estava a zeros.

A 2ª volta da 1ª fase começou com vitórias frente ao Feirense, Torreense e Estoril e uma derrota caseira frente ao Sporting por 0-1.  A vitória frente ao Estoril deixou a equipa a uma vitória da fase de apuramento de campeão, mas na recepção ao adversário direto pelo apuramento não conseguiram ir além de um empate a duas bolas frente ao Marítimo, num jogo em que estiveram a vencer até aos 85 minutos. Com 6 pontos de vantagem sobre o Marítimo a duas jornadas do final da 1ª fase, as guerreiras de Albergaria delocaram-se à cidade desportiva de Braga a necessitar de apenas um empate para garantirem o apuramento. Num jogo repleto de oportunidades para o Clube de Albergaria, o nulo persistiu até ao apito final, resultado suficiente para festejar a tão desejada qualificação para a fase de apuramento de campeão, a disputar com SL Benfica, Sporting CP e SC Braga.

A fase de apuramento de campeão começou com três derrotas consecutivas frente a Benfica (4-1), SC Braga (0-2) e Sporting CP (2-1), com a equipa a quebrar o rendimento que tinha demonstrado em jogos anteriores. Após uma paragem de quase seis semanas para as seleções nacionais, a equipa viria a surpreender o Benfica com um empate a uma bola no Municipal de Albergaria, resultado que se viria a revelar determinante nas contas do título nacional. Já fora da corrida pelo título, a equipa de Albergaria foi a Braga vencer por 1-2, de novo com um golo de Matilde Almeida ao cair do pano. O titulo veio a decidir-se em Albergaria-a-Velha, com o Sporting  CP a precisar de fazer o mesmo resultado que o Benfica, que jogava à mesma hora com o Braga, para se sagrar campeão nacional. O Clube de Albergaria/Urbiplantec conseguiu levar o nulo para o intervalo, mas na segunta parte não resistiu à pressão ofensiva do Sporting, terminando a época com uma derrota caseira por 0-3 que permitiu a festa do Sporting CP em Albergaria.

Em resumo, foi uma época que honrou os pergaminhos do Clube de Albergaria na formação do futebol feminino, em que o principal objetivo foi alcançado e superado com a qualificação para a fase de apuramento de campeão nacional, colocando o Clube de Albergaria entre os grandes emblemas nacionais. Além disso, destaque para as várias atletas convocadas aos trabalhos das seleções nacionais jovens sub 17, sub 18 e sub19, demonstrativo da qualidade das nossas atletas e do trabalho desenvolvido em Albergaria.