A nível Mundial não há certezas sobre a origem do hóquei, “mas sabe-se que desde o Antigo Egipto, passando por Atenas e na Idade Média em França, todas estas culturas têm escrituras ou relatos de crianças e adultos a andar com uma bola e um taco grosso e a jogarem algum tipo de jogo entre eles”.

O ressurgimento da modalidade no nosso concelho aconteceu no ano de 2014 através do Clube de Albergaria, que acreditou num projeto inovador, ambicioso e arrojado, pensado e impulsionado por Francisco Lalanda, que se regia única e exclusivamente pela paixão à modalidade.

O objetivo do projeto foi desde sempre, gerar valores, incutir regras e acima de tudo ajudar na “construção” de cidadãos melhores. Sempre acreditamos que tendo como base equipas multidisciplinares era uma mais valia para o crescimento dos nossos atletas, não só dentro de campo como também fora. Para nós o desporto sempre foi um benefício em várias vertentes do comportamento humano na sociedade e claro a nível físico também.

Começamos do zero, apenas com muita paixão pela modalidade e muita vontade de crescer e mostrar a cada vez mais pessoas que o Hóquei em Patins em Albergaria estava vivo, de boa saúde, com uma equipa unida que remava toda em simultâneo, com um objetivo comum, o sucesso do projeto.

Muitos atletas passaram pelo nosso pavilhão, uns foram ficando, outros desistiram, acreditamos sempre em cada atleta como sendo especial e fundamental na nossa família (a família Hóquei em Patins CA), continuamos com foco, continuamos a acreditar, continuamos a nos unir e a lutar pelo sucesso do projeto, continuamos a nos mover pela paixão.

Desde o início que tentamos passar a atletas e respetivas famílias todos os pontos fortes da prática do Hóquei em Patins, sendo considerada a segunda modalidade física mais completa para o corpo humano.

Principais benefícios:

- Desenvolvimento dos músculos das pernas, glúteos, abdominias, músculos dos braços e costas;

- Desenvolvimento neuro muscular do corpo;

- Desenvolvimento orgânico do corpo, desenvolvendo funções importantes como: a respiratória, a cardíaca, circulatória e a hemostática;

- Ajuda a queimar calorias, atividade de baixo impacto, não prejudicando as articulações;

- Ajuda a desenvolver a coordenação motora;

- Implementa o espírito de equipa, cooperação e interajuda.

O nosso sonho mantém-se, continuamos a percorrer o caminho a par com os nossos atletas, continuamos a acreditar que somos uma família e que iremos suplantar todos os obstáculos que se atravessarem no nosso caminho.

Somos regidos por uma “PAIXÃO COM RAZÃO”, queremos ver a família crescer, queremos continuar a ver o sorriso na cara de cada atleta sempre que calçam os patins, queremos continuar a desenvolver e a viver este projeto, queremos que o Hóquei em patins seja reconhecido…

ATREVE-TE e junta-te a uma modalidade onde nos podemos orgulhar de, entre outras coisas, sermos CAMPEÕES DO MUNDO.

Gestor: Leandro Pinheiro