História

O Clube de Albergaria é a mais antiga associação da cidade de Albergaria-a-Velha e um dos mais antigos clubes do país

Origens

O dia 11 de Agosto de 1890 é considerado estatutariamente o da fundação do Clube de Albergaria, por corresponder à data da primeira acta do Grémio Albergariense, fazendo desta a mais antiga associação da cidade de Albergaria-a-Velha e um dos mais antigos clubes do país.

Ao longo de mais de 130 anos, a associação possuiu diversas designações: Club Albergariense, Club D`Albergaria, Grémio Albergariense, Grémio Recreativo Albergariense e, finalmente, Clube deAlbergaria.

Através de diversos jornais e de outras fontes documentais, podemos hoje afirmar que o `Club Albergariense` foi fundado em 13 de Outubro de 1882. Entre os seus fundadores contavam-se os ilustres albergarienses Patrício Theodoro Alvares Ferreira, José Luiz Ferreira, Joaquim A. de Novaes, o Prior José Simões Chuva e Ernesto Levy Maria Corrêa.

Em Fevereiro de 1890, em protesto face ao Ultimato Inglês, o Clube de Albergaria altera a sua denominação para Grémio Albergariense. Em Assembleia Geral de 11 de Agosto de 1890, reuniu pela primeira vez o Grémio Albergariense, após mudança de nome. Nessa reunião, foi aprovada a mudança de sede (para a Avenida da Liberdade - hoje Napoleão Luiz Ferreira Leão), a aquisição de alguns objectos e o aumento das `(...) mensalidades e jogos de bilhar e de vaza. (...)`.

Em 2 de Novembro de 1890 foram aprovados os Estatutos e Regulamento Interno da associação. No ano seguinte, os mesmo seriam impressos em opúsculo pela Typographia de Pereira & Cunha, Rua Nova de S. Domingos 95, Porto. Por esta altura e até à década de 30 do século seguinte, o fim a que se destinava o Grémio era tão somente o de "(...) proporcionar aos associados diversões de boa e agradável convivência por meio: de reuniões diárias dos associados para conversação, leitura, jogos lícitos e outros passatempos honestos; reuniões extraordinárias dos associados e suas famílias, taes como partidas familiares, bailes, concertos diurnos, saraus musicaes e conferencias litterarias (...).

Século XX

Em Fevereiro de 1939 ocorreu a fusão entre o `Grémio Albergariense` e o `Ténis Clube de Albergaria`, daí resultando o `Grémio Recreativo Albergariense`. É nesta época que o Grémio se torna também uma associação de carácter desportivo, pois até então detinha um pendor eminentemente cultural, recreativo e social. No mesmo ano, em 11 de Junho de 1939, o Grémio realizou uma Assembleia Geral com o objectivo de alterar o seu nome para `Clube de Albergaria`.

Ao longo da sua história, o Clube de Albergaria tem desenvolvido a sua actividadel no desporto e na cultura, sendo de realçar as duas organizações da Expo-Clube, os campeonatos de Ténis na década de 40, o Ténis de Mesa das décadas de 60 e 70, o Andebol e o Ténis na década de 80, e na década de 90 o Futsal (com duas participações no Campeonato Nacional da 1ª divisão). Destaque ainda para a modalidade de ciclismo, que na variante de “BTT” e em termos individuais conquistou uma medalha de bronze e uma medalha de prata nos Campeonatos Nacionais, respetivamente em 2000 e 2001, proporcionando deste modo que o Clube de Albergaria estivesse representado na seleção Portuguesa que competiu nos Campeonatos da Europa realizados nesses anos na Holanda e na Alemanha.

O Clube de Albergaria sempre se pautou pelo ecletismo, tendo-se dedicado igualmente às actividades de Aeromodelismo, Automobilismo, Bilhar, Caça e Pesca, Ciclismo, Futebol de Salão, Ginástica, Motorismo, Ténis de Mesa (sócio-fundador da Associação de Ténis de Mesa de Aveiro, que iniciou a sua actividade desportiva em 8 de Fevereiro de 1968), Pesca Desportiva e Tiro.

Século XXI

Mais recentemente, o Clube de Albergaria tem alcançado notoriedade a nível nacional pelos resultados obtidos nas modalidades de Futebol Feminino e Badminton. No Futebol Feminino foi por duas vezes Vice-Campeão Nacional da 1ª divisão e atingiu a final da Taça de Portugal em três ocasiões. Do seu palmarés destacam-se ainda o título de Campeão Nacional da 2ª divisão em 2008/2009, quatro Campeonatos Distritais e dez Taças Distrito de Aveiro. Nas formação conquistou a Taça Nacional de juniores em 2014, cinco Campeonatos Distritais e duas Taças Distrito de Aveiro, em sub-18.

A aposta nesta modalidade é reforçada com a implementação de uma escola de formação de futebol feminino, contando com uma equipa inteiramente feminina a competir numa competição masculina, no escalão sub-12.

A modalidade de Badminton é também destaque pelos resultados em provas de âmbito Nacional, individual e coletivamente, existindo no seio desta equipa vários campeões nacionais e regionais, alguns dos quais estão selecionados para representar Portugal.

O Presente

Atualmente, o Clube de Albergaria proporciona a prática desportiva, recreativa e cultural a mais de três centenas de atletas nas modalidades de Badmínton, BTT, Campismo e Caravanismo, Futebol Feminino, Futsal, Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Defesa Pessoal e Ténis. Tem ainda outras secções recreativas e culturais, tais como um Núcleo de Fotografia (Albergariótipos) e desenvolve atualmente uma Escola de Música e uma Escola de Dança, inseridas no projeto cultural “aCAdemia de Artes do Clube de Albergaria”.

Além de outros eventos, o Clube de Albergaria organiza anualmente a “Volta a Albergaria” em bicicleta e paraciclismo (provas do calendário velocipédico nacional), o torneio de futebol feminino e a Gala CA , evento que galardoa atletas do Clube de Albergaria e homenageia personalidades da comunidade Albergariense.

Sede Social

Após estar sedeado cerca de um século na Avenida Napoleão Luiz Ferreira Leão, o Clube de Albergaria inaugurou em 6 de Abril de 2001, novas instalações na Avenida 25 de Abril, integrada num complexo desportivo e cultural com campo de futebol de 5 em piso sintético, dois campos de ténis, salas de música e um auditório polivalente.