Secção de Futebol visitou a Escola Básica de Albergaria

A secção de futebol visitou, nas manhãs de segunda e terça-feira, a Escola Básica 1/2 de Albergaria-a-Velha, numa iniciativa de promoção da modalidade junto do público mais jovem.

Na iniciativa participaram cinco atletas da equipa sénior e os treinadores da formação João Canhoto e Sandra Fernandes, acompanhados pelo presidente da direção, José Carlos Oliveira, e pelo coordenador técnico da secção, José Carlos Bastos.

Com o objetivo de promover a prática do futebol feminino junto das mais jovens, foram desenvolvidas sessões de apresentação do nosso projeto de formação no auditório do estabelecimento escolar, com vídeo institucional de carácter pedagógico com uma breve apresentação de jogadoras profissionais e internacionais pela Seleção A, que tiveram formação e representaram o Clube de Albergaria. Apesar de o público alvo ser do género feminino, a sessão teve também por objetivo a sensibilização para a igualdade de género no desporto e em particular no futebol. Posteriormente, houve lugar a uma demonstração no espaço exterior da escola, com a realização de exercícios técnicos com bola, envolvendo atletas e alunas.

O coordenador da formação de futebol faz um balanço positivo desta iniciativa e salienta a importância da parceria com o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, de forma a "aproximar o clube da comunidade escolar, começar a colmatar a falta de adolescentes do sexo feminino que querem jogar futebol e não têm conhecimento onde praticar, e promover, de forma mais dinâmica, o interesse pelo jogo".