Paula Pinho: "Satisfeita com a exibição da nossa equipa"

A treinadora Paula Pinho fez a análise da partida referente à 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI, diante do SC Braga

CA – Apesar da derrota, sente-se feliz com a exibição da equipa?

Paula Pinho – Sim, estou satisfeita com a exibição da nossa equipa. Contextualizando o jogo, claramente assumimos o favoritismo da equipa adversária. Tentámos fazer crescer a equipa, tanto individual quer coletivamente, foi isso que aconteceu hoje e é isso que vai acontecer nestes jogos. A nossa estratégia hoje foi um pouco diferente na abordagem ao jogo com o Sporting Clube de Braga, e acho que no decorrer do jogo as jogadoras cumpriram fielmente e de uma forma eficaz, na minha opinião, aquilo que estava definido, aquilo que estava previsto.

CA – O que acha que falhou neste jogo?

PP – O que falha nestes jogos tem mais a ver com o mérito das equipas adversárias, dentro deste registo que estávamos a falar. Estamos a falar dos candidatos ao título, têm estrutura profissional, trabalham com condições profissionais, o que acaba por se verificar no desenrolar dos jogos. O Braga é uma equipa profissional, com condições profissionais, com jogadoras com qualidade média muito elevada que acaba por depois surgir naturalmente em diferentes situações do jogo e hoje surgiu de um lance de bola parada. Penso que em termos de processos o Clube de Albergaria conseguiu nos diferentes momentos do jogo, quer defensiva quer, principalmente, naquilo que estava delineado para nós em termo de transições, cumprir com aquilo que foi pedido.

CA – Acha que a boa exibição de hoje frente a um candidato ao título acaba por dar uma motivação extra para o próximo jogo, frente a outro candidato ao título, como é o Famalicão na próxima semana?

PP – A nossa equipa tem bem ciente e está bem consciente das limitações e das diferenças existentes entre as diferentes equipas em relação a nós e outras que se apresentam no mesmo patamar. A motivação vai surgindo jogo a jogo, treino a treino. Repito: o nosso objetivo principal foi alcançado com a manutenção e até aí o enquadramento para os jogos era completamente diferente de agora. Neste momento estamos a jogar sem qualquer tipo de pressão, no sentido de não termos de lutar pelos três pontos. O nosso objetivo agora não é tanto quantitativo, mas mais qualitativo. E nessa perspetiva eu acho que qualquer uma das atletas, jogando ou não jogando, fazendo parte deste grupo tem de estar realmente orgulhosa daquilo que vamos conseguindo. Eu acho que não só no jogo com o Sporting de Braga, mas também com os restantes adversários que lutam pelo título, nomeadamente Sporting e Benfica, são três jogos com características diferentes em que cumprimos mas acabamos por sofrer golos. Hoje tentamos evitar, mas acabamos por sofrer golos em situações que trazem ao de cima a mais valia das equipas que têm outro tipo de condições. Hoje foi claro que o nosso objetivo passava por retirar espaço para as transições ofensivas da equipa adversária, jogamos com o bloco um pouco mais baixo e acho que conseguimos cumprir, não dando, de certa forma, tanta ênfase à superioridade que estas equipas têm em relação a nós.

Fotografia: Paulo Ladeira