Entrada com o pé direito na Liga BPI

A formação do Clube de Albergaria/Durit iniciou a participação na Liga BPI da melhor forma, ao derrotar o Fiães SC por 2-1, na jornada inaugural da Liga BPI. A partida disputada no reduto do adversário, que ascendeu esta época ao principal escalão, marcou o arranque da edição 2020/21 do principal escalão do futebol feminino nacional.

Entrou melhor o CA na partida, dispondo de duas claras oportunidades de golo por intermédio de Noémia Baptista. Logo aos 5', após jogada individual de Zoé Magyarics pela direita, não foi capaz de concretizar com sucesso já na pequena área. Minutos depois, isolada perante a guardiã adversária permitiu a sua defesa. Durante a primeira parte o CA manteve o ascendente, através da circulação e posse de bola com um futebol apoiado, dificultado pelo mau estado do relvado, enquanto o Fiães apostava nos lançamentos longos para explorar a velocidade das suas atacantes. Ao intervalo o resultado mantinha-se a zeros, penalizando a falta de eficácia da formação de Albergaria.

Na segunda parte a toada do jogo manteve-se, com o CA a provocar desiquilíbrios na estrutura defensiva adversária através da movimentação das suas alas, estando em evidência Rita Dias pelo flanco esquerdo. A jovem de 18 anos, que fazia a sua estreia pelo Clube de Albergaria, foi premiada com o primeiro golo da partida aos 51', após assistência de Joana Baptista. No entanto, a vantagem durou poucos minutos e contra a corrente do jogo, Mariana Campino fez o empate aos 57' na cobrança de um livre directo.

A formação de Albergaria não se deixou abater e redobrou esforços em busca da vitória, aliando uma pressão inteligente a uma dinâmica ofensiva muito interessante para esta fase prematura da época. A defesa adversária começava a abrir mais espaços entre linhas e a ceder ao cansaço provocado pelas investidas do CA, recorrendo muitas vezes à falta para parar as atletas de Albergaria. Na sequência de mais uma jogada pelo flanco esquerdo, aos 67' Noémia Baptista foi travada em falta dentro da área, com a árbitra da partida a assinalar o correspondente livre dos 11 metros. Carolina Luis, chamada a converter a grande penalidade, colocou novamente o Clube de Albergaria/Durit em vantagem no marcador. Menos de um minuto depois nova grande penalidade para o CA, de novo a castigar falta sobre a ponta de lança Noémia Baptista, no entanto, desta feita, Carolina Luis permitiu a defesa de Lara Sousa, uma das melhores em campo na tarde de ontem.

Até final da partida o Clube de Albergaria procurou manter a bola longe da sua baliza, jogando com o cronómetro e maior experiência, sem no entanto deixar de provocar perigo na baliza adversária, dispondo ainda de algumas situações de finalização dentro da área adversária, às quais a guarda-redes adversária correspondeu com eficácia. Nos últimos minutos da partida a sorte protegeu a equipa de Albergaria, que viu a barra impedir novo empate por parte da equipa de Fiães após grande defesa de Diana Oliveira, castigo que seria demasiado pesado e injusto para a superioridade demonstrada durante os noventa minutos.

Vitória na ronda inaugural e primeiros três pontos para albergaria, que recebe o campeão em título SC Braga na próxima jornada.

Um website emjogo.pt