Empate com sabor amargo

O Clube de Albergaria/Durit empatou a dois golos na deslocação ao sempre difícil terreno do Valadares Gaia FC, em partida da 4ª jornada série Norte da Liga BPI (link do jogo). Depois de uma semana complicada em que a equipa não realizou qualquer treino (comunicado) e sem poder contar com três das habituais titulares, o CA entrou em campo de orgulho ferido e determinado em trazer para Albergaria os três pontos.

O equilíbrio foi a tónica dominante nos primeiros minutos, com duas equipas a imprimirem alta intensidade nas diferentes fases de jogo, privilegiando um futebol apoiado que proporcionou momentos de elevado recorte técnico, demonstrando que existe bastante qualidade individual e coletiva no campeonato da Liga BPI. A partir do primeiro quarto de hora, e já depois de Zoé ter tido oportunidade de inaugurar o marcador, fruto de uma forte pressão defensiva que permitia recuperar rapidamente a bola ainda no meio campo ofensivo, a equipa de Albergaria começou a ganhar a batalha do meio campo e a acercar-se com perigo da baliza do Valadares, que respondia através de lances individuais, sem no entanto colocar à prova Diana Oliveira. Aos 33', após recuperação de bola por parte de Patrícia Sá, um passe de ruptura de Joana Baptista deixou Danae Kaldaridou na cara do golo, que não perdoou e abriu o activo. O golo empolgou ainda mais a equipa de Albergaria, que partiu para cima das adversárias procurando ampliar a vantagem. Aos 36' de novo Danae isolada permitiu a defesa da guardiã adversária. Pouco depois, aos 42' bonita jogada individual de Érica Bispo pela direita, o cruzamento atrasado para Danae que tira da frente uma adversária com um chapéu sublime e cruzamento ao segundo poste para Zoé Magyarics, que após um primeiro cabeceamento interceptado pela defesa contrária apenas teve que encostar na recarga para o fundo das redes

Ao intervalo a vantagem de dois golos para o Clube de Albergaria/Durit não sofria contestação. Na segunda parte, como seria de esperar, o Valadares Gaia voltou dos balneários com outra postura, procurando minimizar os prejuízos, enquanto o Clube de Albergaria lutava contra o natural desgaste de uma primeira parte intensa e de uma semana sem treinos. Aos 62' reduzia o Valadares, ressalto na direita com a bola a sobrar para o cruzamento ao segundo poste onde aparece Lúcia Alves sem oposição a encostar de cabeça. O golo motivou a equipa da casa mas nem por isso atemorizou as albergarienses, que continuaram a discutir cada duelo com a mesma determinação e sempre que possível a colocar em sentido a linha recuada das adversárias. Os minutos passavam sem situações de efetivo perigo em ambas as balizas, com o CA a controlar as ações ofensivas contrárias. No entanto, já ao cair do pano e após mais um ressalto, a bola sobrou para Lúcia Alves que, num momento de inspiração, rematou de fora da área para um golo soberbo que ditou o empate na partida.

O resultado final acaba por ser penalizador para o Clube de Albergaria/Durit, que fez mais por vencer a partida, desfecho que seria um prémio justíssimo não só pelas ocasiões criadas e superioridade apresentada no terreno, como sobretudo pela união e carácter demonstrado pelas atletas que foram a jogo após uma semana atípica, reflexo de incongruências que deveriam originar profunda reflexão por parte das autoridades de saúde e entidades federativas competentes. Com este empate o CA caiu para o 6º posto da tabela classificativa, com 5 pontos. A próxima jornada disputa-se apenas a 1 de Novembro, com a recepção ao Clube de Condeixa no Municipal de Albergaria, após a paragem para os compromissos das seleções nacionais.