Desaire caseiro diante das campeãs nacionais

O Clube de Albergaria/Durit saiu derrotado por 0-2 no jogo inaugural da 2ª jornada da série norte da Liga BPI, diante do campeão nacional em título, o SC Braga. A partida realizada na tarde de sábado, num Municipal de Albergaria ainda sem público mas com honras de transmissão televisa através do Canal 11, foi um bom espetáculo de promoção da modalidade e deverá ter deixado boas indicações ao selecionador nacional Francisco Neto, presente nas bancadas.

Como seria expectável, o Braga entrou no jogo a pressionar muito alto as saídas de bola da equipa da casa, imprimindo intensidade constante nas dinâmicas ofensivas comandadas por Andreia Norton, neste seu regresso a Albergaria. Aos 3' a equipa minhota viu Diana Oliveira negar o primeiro da partida, ao realizar soberba defesa após cabeceamento de Diana Gomes.

Decorridos os primeiros 20', a equipa de Albergaria começou a ligar o seu jogo, solicitando com melhor qualidade o trio ofensivo. Numa dessas transições, aos 25' Noémia Baptista surgiu em boa posição para rematar, mas atirou ao lado da baliza à guarda de Babi. Nos minutos seguintes, o Clube de Albergaria/Durit conseguiu libertar-se da pressão exercida pelas adversárias e passou a discutir a posse de bola em zonas mais subidas do terreno. Contudo, aos 40' o golo forasteiro acabou por surgir na sequência de um livre cobrado por Dolores Silva, em que duas defesas de Albergaria caiem por terra num lance confuso dentro da área, com a bola a sobrar para Myra Delgadillo que só teve que empurrar para o fundo da baliza.

Ao intervalo a vantagem pela margem mínima para o Braga prometia emoção para o segundo tempo e premiava a organização defensiva da equipa de Albergaria, que nunca abdicou da sua identidade e de procurar a baliza contrária. E os primeiros minutos da segunda parte trouxeram isso mesmo, com o Braga a dominar na posse de bola, embora sem conseguir desmontar a estrutura defensiva e criar situações de perigo, enquanto o Clube de Albergaria/Durit tentava surpreender com transições rápidas de futebol apoiado, explorando depois a velocidade de Rita Dias e Zoé Magyarics. Com a aproximação à baliza de Babi, o CA conseguiu algumas situações de finalização e aos 65' Danae Kaldaridou teve o empate na cabeça, mas o desvio ja na pequena área não foi suficiente para ultrapassar a guardiã bracarense.

Minutos depois, aos 72', Myra Delgadillo bisou e sentenciou a partida. Contando novamente com a sorte após ressalto da bola em Patrícia Sá, finalizou com classe no frente a frente com Diana Oliveira. A partir deste momento, a maior capacidade física da equipa forasteira veio ao de cima, a defesa de Albergaria ficou mais exposta às movimentações das avançadas do Braga e a qualidade nas transições ofensivas decaiu, surgindo mais erros técnicos e de posicionamento. Até ao apito final, alguns remates de perigo à baliza de Diana Oliveira não fizeram alterar o marcador.

Com esta derrota o CA mantém os 3 pontos conquistados na primeira jornada, enquanto o Braga lidera a tabela classificativa com 6 pontos. Na próxima ronda, o Clube de Albergaria/Durit recebe o Gil Vicente no Municipal de Albergaria, sábado às 15 horas, com transmissão em directo na Clube de Albergaria TV.

Foto: Paulo Ladeira