Data histórica para o Clube de Albergaria

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro Centro desportivo de Formação e Treino (CFT) do Clube de Albergaria decorreu no passado dia 11 de Agosto, dia em que se comemoraram também os 130 anos do clube. Mais de uma centena de pessoas, entre atletas, sócios, parceiros e entidades oficiais, marcaram presença e testemunharam este marco histórico, numa demonstração de confiança e incentivo na concretização de tão arrojado projecto. Nota do mediatismo de tão importante obra foi também a presença de vários órgãos de comunicação social regionais e nacionais, que se deslocaram a Albergaria para fazer a cobertura da cerimónia e dar a conhecer o ecletismo do clube.

Entre as entidades presentes, destaque para Arménio Pinho, presidente da direção da Associação de Futebol de Aveiro, que fazendo uso da palavra elogiou o percurso do Clube de Albergaria no futebol feminino, colocando-nos entre as melhores equipas nacionais, com uma equipa sénior que compete entre os grandes emblemas do desporto nacional e uma formação de elevada qualidade, como aliás atesta a recente classificação de três estrelas concedida pela FPF no âmbito da certificação de entidades formadoras. O presidente da AFA deixou ainda palavras de incentivo ao projecto de construção do CFT e admiração pela coragem em avançar com uma obra desta dimensão, ainda para mais num ano de particular incerteza e dificuldades económicas, manifestando a disponibilidade da associação para apoiar financeiramente a construção do equipamento desportivo.

No final da cerimónia, os presentes dirigiram-se à Sede do CA para comemorar o aniversário do Clube. Coube ao presidente da direção, José Carlos Oliveira, a honra de "soprar" as velas dos 130 anos de história da nossa agremiação, rodeado por várias dezenas de atletas e amigos do CA, numa confraternização demonstrativa do espírito de união e amizade que nos caracteriza.

 

Discurso do presidente da Direção do Clube de Albergaria:

Exmo. senhor Presidente da Câmara Municipal

Exmo. senhor Presidente da Associação de Futebol de Aveiro

Exmo. senhor Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior

Demais Autarcas presentes

Exmo. senhor Comandante dos Bombeiros

Exmo. senhor Presidente da Associação Humanitaria Bombeiros de Albergaria.

Exmo. senhor representante da GNR

Amigos parceiros e patrocinadores

Atuais e antigos treinadores diretores e atletas

Presidente do Sport Clube Alba

Comunicação social

Minhas senhoras e meus senhores,

Começo esta minha intervenção, agradecendo a vossa presença nesta pequena e singela cerimónia de colocação da primeira pedra, na obra do tão desejado e ambicionado Complexo Desportivo de Formação e Treino do Clube de Albergaria.

Quis o destino que em 2020, o ano em que ambicionávamos comemorar condignamente o 130º aniversário do nosso clube, o mundo esteja a ser fustigado por uma pandemia que tem, infelizmente, ceifado milhares de vidas humanas. Esta é sem dúvida uma grande tragédia, cujas consequências finais ainda ninguém pode prever, designadamente a nível desportivo, económico e social.

Ligado para sempre ao surgimento do surto pandémico, o ano de 2020 permanecerá, no entanto, nas nossas memórias e recordado na História como o ano em que Clube de Albergaria assinala 130 anos de existência.

Diz a história que em 11 de agosto de 1890, várias personalidades se reuniram para formar um clube em Albergaria-a-Velha, que após várias denominações ficou com o simples mas reconhecido nome de Clube de Albergaria.

É precisamente neste dia de hoje - 11 de agosto - que passados 130 anos outras pessoas estão a tentar dar início à construção de uma obra que possa, finalmente, proporcionar às pessoas do género feminino as condições condignas para a prática do futebol, em igualdade de circunstâncias com os homens.

Nos últimos anos, apesar de dificuldades várias, o trabalho efetuado pelo Clube de Albergaria em prol do futebol feminino em Portugal tem sido elogiado por todos e o balanço do esforço realizado pelas nossas equipas de formação é motivo de orgulho, como o prova a conquista do título de campeão nacional de sub 19.

O reconhecimento passa também pelas convocatórias das nossas atletas para as selecções distritais e nacionais.

A disputar a Liga BPI, sabemos que o futebol feminino no Clube de Albergaria tem ainda um caminho difícil e longo para percorrer, mas também sabemos que a nossa ambição tem de estar em consonância com os pergaminhos já granjeados por esta modalidade.

É para dar resposta a este desafio que estamos aqui hoje, a dar um passo importante rumo ao objectivo ambicionado, ou seja, a construção do complexo desportivo de formação e treino CA.

Hoje é também o dia de celebração de mais um aniversário do nosso clube e queremos juntar a esta efeméride mais um acontecimento de extrema relevância para o Clube de Albergaria.

O lançamento da primeira pedra desta obra perdurará para sempre e será recordado como um marco histórico na nossa vida e na do nosso Clube. Poder fazê-lo num dia de aniversário, perante tão ilustres personalidades, faz-me sentir, enquanto presidente da direção, muito honrado e orgulhoso com este feito.

Se hoje damos oficialmente início ao concretizar de um sonho, não poderei deixar de referir que este aconteceu após o desafio lançado pelo senhor presidente da Câmara Municipal, senhor António Loureiro, que nos incentivou a avançar com tão arrojado e ambicionado projecto.

Desde então, nem tudo foi fácil, mas os primeiros passos foram dados. Fizemos a aquisição dos terrenos para implantação do campo de futebol e demais valências, local onde já se realizaram alguns trabalhos, como perfeitamente podem observar.

Mas para que tudo se concretize será necessário que exista a vontade de se realizar uma parceria que envolva o Clube de Albergaria,  as administrações central e local, o tecido empresarial e as instituições desportivas, designadamente a FPF e a AFA.

Sei que vivemos num tempo particularmente difícil do ponto de vista financeiro, mas estou ciente que com a boa vontade de todos esta obra pode ser uma realidade.

Esta obra procura também contribuir para a requalificação do local onde está implantada, uma vez que é uma zona muito degradada situada quase no interior da cidade, que vai permitir à comunidade a prática do desporto e a todos aqueles que procuram através da actividade física uma forma de se superar e de optar por estilos de vida mais saudáveis.

Termino esta minha intervenção agradecendo a presença de todos, e peço-vos que assinem o documento que testemunha e vai ficar na história a assinalar esta efeméride.

Faço ainda um convite para se dirigirem à nossa sede, que fica situada a 200 metros, onde vamos cantar os parabéns ao CA e ter a oportunidade de beber uma taça de espumante.

Muito obrigado pela vossa presença e cá vos esperamos quando for o dia da inauguração.

Um website emjogo.pt