Clube de Albergaria garante apuramento para fase de campeão nacional

O Clube de Albergaria/Durit garantiu este domingo a presença na fase final de apuramento de campeão da Liga BPI de Futebol Feminino. A equipa de Albergaria junta-se a Famalicão, SC Braga, Condeixa (da série norte), Sporting CP, SL Benfica e Marítimo (da série sul, que aguarda ainda a conclusão da partida entre Estoril Praia e Damaiense para definir o quarto clube apurado desta série) no lote de oito equipas que vão disputar o título de campeão nacional 2020/21. Com esta qualificação fica também desde já assegurada a manutenção no principal escalão do futebol feminino para a próxima época.

À partida para a 9ª e última jornada da 1ª fase - série norte, o Clube de Albergaria estava obrigado a vencer o UR Cadima e esperar por resultados favoráveis nas partidas entre Valadares Gaia vs Boavista FC e Clube de Condeixa vs AD Ovarense. Determinada a cumprir a sua parte, a equipa de Albergaria iniciou o jogo em busca dos golos que lhe valessem o apuramento e logo aos 3' dispôs da primeira ocasião clara por intermédio de Rita Coutinho, na cobrança de um livre directo, que obrigou a guardiã adversária a defesa apertada com a colaboração do poste. No minuto seguinte, investida de Danae pela esquerda e cruzamento atrasado a encontrar novamente Rita Coutinho em posição favorável para o remate que saiu à figura de Patrícia Leitão, guarda-redes da equipa de Cadima que fazia a sua estreia na Liga BPI. Aos 12' Danae Kaldaridou recupera a bola no último terço e isola Rita Dias que remata fraco para a defesa da guardiã adversária. Aos 25' Zoé Magyarics aparece na partida e ganha espaço pelo flanco esquerdo, rematando colocado para boa defesa de Patrícia Leitão. Até final do primeiro tempo o Clube de Albergaria manteve a superioridade mas sem criar ocasiões de finalização, enquanto o Cadima ameaçava apenas de bola parada, com destaque para um cabeceamento perigoso na sequência de um canto aos 33' minutos, ao qual Diana Oliveira se opôs com categoria.

O nulo ao intervalo penalizava a falta de eficácia das Albergarienses e deixava tudo em aberto para o segundo tempo. De forma a inverter o rumo dos acontecimentos, a equipa de Albergaria entrou com redobrada ambição e chegou ao golo logo aos 50', por intermédio de Rita Dias, após cruzamento de Joana Santos. Com o golo inaugural a equipa libertou-se de alguma pressão e, se já detinha o domínio territorial e a posse de bola, as ações ofensivas começaram a fluir com maior naturalidade e as ocasiões sucediam-se. Aos 53', após jogada individual de Zoé pela esquerda, a bola chega a Danae que, sozinha no coração da área, remata ao lado um autêntico penalty em movimento. Minutos depois, Zoé ultrapassa a defesa contrária em velocidade mas não consegue desfeitear Patrícia Leitão, a melhor em campo da equipa de Cadima. No minuto 70, o Clube de Albergaria/Durit dispôs de um pontapé de grande penalidade. Chamada para a cobrança, Danae fez a bola atingir os dois postes da baliza contrária. O golo tranquilizador demorava a chegar e aos 80' é a vez de Joana Baptista rematar de novo ao poste. No entanto, no minuto seguinte, Rita Dias coloca a bola na profundidade para a desmarcação de Danae que, à saída da guardiã adversária, atirou para o fundo das redes, tranquilizando as hostes de Albergaria e colocando um ponto final quanto ao vencedor da partida. Até aos 90' o Clube de Albergaria/Durit viu ainda um golo ser anulado na sequência de um canto, em que não se vislumbra qualquer infração.

Com este resultado, que peca por escasso dadas as ocasiões criadas e as bolas que atingiram os ferros da baliza adversária, as atletas de Albergaria sabiam que não seria possível ultrapassar o Valadares Gaia na diferença entre golos marcados e sofridos, restando aguardar pelo resultado de Condeixa para garantir o apuramento. Após o apito final nesta partida, que terminou com um empate, as atletas e equipa técnica de Albergaria puderam finalmente celebrar, uma vez que tinham vantagem no confronto directo com Condeixa e Valadares Gaia. A confirmação do apuramento motivou os festejos espontâneos de toda a estrutura ainda no relvado, que se estenderam depois ao balneário, por alcançar o principal objectivo da época num contexto bastante difícil agravado pelos constrangimentos provocados pela pandemia.

A fase final de apuramento de campeão tem o seu arranque agendado para o dia 17 de Janeiro. Com esta classificação, o Clube de Albergaria/Durit garantiu também o apuramento inédito para a Taça da Liga, defrontando na 1ª eliminatória o SL Benfica no próximo dia 9, no Estádio Municipal de Albergaria.